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segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Projeto Capoeira





 A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África , faziam muitas danças ao som de músicas. 




Valorizar a cultura afro-brasileira é uma das propostas deste mês de novembro dedicado a consciência negra, assim, está sendo realizado um trabalho junto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sob a orientação do aluno do 1º ano A  Weliton Maciel, aproveitando sua fundamentação teórica e prática sobre Capoeira. Multiplicar conhecimentos, favorecer a interação e o aprendizado conjunto são estratégias fundamentais para o desenvolvimento humano pensado em termos de coletividade.







O diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música, e compreensão da filosofia de jogo, são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira.
Para o corpo, é perfeito! Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas. (http://capoeira-gospel-shalon.e-monsite.com/)

Capoeira
Poema de Carlos Marighella


(...)
Capoeira quem te ensinou?

De repente uma queda,
o capoeira na terra,
o aú, de cabeça pra baixo,
as pernas no ar,
a rasteira varrendo
como foice no chão,
o corta-capim,
o rabo-de-arraia,
e o inimigo caindo
de supetão, ao puxavante
da baianada.

Luta africana
 que o mestiço encampou,
que os guerreiros da mata, quilombos, palmares,
souberam jogar.
Que o angolano nos trouxe,
que o mestre Pastinha nos soube ensinar.
(...)

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