Seguidores

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra


O dia da Consciência Negra foi escolhido em virtude da data de falecimento do líder do Quilombo dos Palmares, o Zumbi, personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão e os maus tratos aos negros.
Prestar homenagens nesta data é extremamente importante porque sinaliza o respeito a cultura africana e sua interferência na cultura brasileira, a qual deixou resquícios nas mais diversas áreas, dentre as quais destaca-se: gastronomia, danças, música, folclore, política e religião.
Valorizar a contribuição da influência da cultura africana é também propiciar momentos de reflexão acerca das questões étnicas, do respeito a diversidade e consequentemente trabalhar contra qualquer tipo de preconceito racial.
Buscando a construção de valores humanitários, mais condizentes com uma proposta de educação cidadã, desenvolveu-se um projeto interdisciplinar envolvendo todas as turmas de alunos, o qual obteve uma boa aceitação de todos que cooperaram para seu sucesso.
Ressalta-se que o projeto teve como principais idealizadoras três professoras: Fabiana Willinborg, Ana Kravec Lottermann e Eliane Dalacosta, porém os demais educadores contribuíram com atividades paralelas, compreensão e apoio para as produções artísticas que foram apresentadas no dia 20 de novembro de 2012 na Sede da APMI de São João na Feira de Arte e Ciências promovida pela Secretaria Municipal de Educação e também no dia 21 de novembro nas dependências do Colégio Estadual do Campo São Luis – EFM.
A programação contou as mais diversas apresentações, destacando a declamação de poesias, danças, teatro e uma roda de capoeira. O tema central era muito mais do que o preconceito racial, a ênfase se deu na admiração da cultura afro-brasileira, com toda sua riqueza e os benefícios trazidos por seu povo.

 Mural da Escola


Alunos do 3º ano - Teatro



 Alunos do 1ºAnoA

e 1º Ano B

Coreografia da Música Pérola Negra - Daniella Mercury


  

Alunos do 2º ano -  Encenando a  Peça Menina Bonita do Laço de  Fita


 Grupo de alunos do projeto Aprofundamento da Língua Portuguesa apresentando um fragmento da música Racismo é burrice de Gabriel Pensador


 Alunos do 7º ano apresentando uma dança em homenagem a África com a música África de Palavra Cantada.


 Alunas do 7º ano apresentando a coreografia da dança Waka Waka de Shakira

alunos do 6º ano declamando a poesia "Nossa gente" 




 Alunas do Ensino Fundamental apresentando uma coreografia da música "O canto da cidade" de Daniella Mercury 


 Alunos de capoeira, ensaiados pelo aluno do 1º ano Welinton Maciel



O projeto foi um sucesso graças ao empenho de todos a comunidade escolar. 

PARABÉNS A TODOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário