Seguidores

terça-feira, 25 de novembro de 2014

PREMIO UNIMED CIDADÃ 2014








A Unimed Pato Branco promoveu junto às escolas o concurso cultural Unimed Cidadã, um projeto que convida alunos da rede pública a desenharem e a escreverem sobre assuntos como cidadania, atitudes ambientais e prevenção de doenças. O concurso também envolve professores e auxilia no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
Neste ano o tema foi “Todos os Seres Humanos Nasceram Iguais em Dignidade. Não Devemos Alimentar Preconceitos”. As avaliações dos trabalhos forão feitas pelos membros da Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP). Os melhores nas categorias: Escritor Mirim (Redação), Desenhista Mirim (Desenho) e Docente Transformador (Projeto), ganharão notebooks (1° lugar), câmeras digitais (2° lugar) e bicicletas (3° lugar). A premiação ocorreu no dia 20 de novembro deste ano, em solenidade no auditório da Unimed Pato Branco.
Novamente o Colégio Estadual do Campo São Luis – EFM – de Vila Paraíso, distrito de São João teve duas redações selecionadas sob a supervisão da Professora Tatiane Martins, sendo que a Aluna Victória dos Santos conquistou o primeiro lugar, como já havia acontecido no ano passado com outro colega, e a aluna Alessandra Chitolina ficou em quinto lugar, sendo que na outra edição já havia conquistado o terceiro lugar. Ótimas alunas, tiveram seu esforço reconhecido.




(VICTÓRIA DOS SANTOS - 14 ANOS - 9º ANO - 1º LUGAR)
(ALESSANDRA CHITOLINA - 14 ANOS - 9º ANO - 5º LUGAR)

REDAÇÃO

UM MUNDO IDEAL
Se houvesse mais respeito no mundo, as pessoas aproveitariam melhor a convivência com personalidades diferentes. Se as leis fossem justas e houvessem acordos firmados no que diz respeito aos direitos e deveres das pessoas e, se esses fossem, realmente seguidos, a sociedade viveria melhor, sem atos desagradáveis e preconceituosos. Tudo isso parece utópico, mas se cada um fizer sua parte, pode ser realizado.
Infelizmente vivemos num mundo de intolerância e de preconceitos em que muitas pessoas pensam que a cor da pele, religião, classe social, características físicas definem o caráter de uma pessoa. Será que já paramos para pensar que tudo do que fazemos é influenciado pelas coisas nas quais acreditamos? Hoje em dia as pessoas sofrem muita discriminação devido ao pensamento preconceituoso de alguns que não aceitam opiniões e preferências, características físicas e pessoais diferentes.
Se agíssemos de acordo com nossos valores de igualdade, tolerância, solidariedade e responsabilidade, isso tudo seria diferente. Vamos tentar, todos juntos, praticar os valores e mudar a humanidade.
Difícil é acreditar que em um país que existe ampla miscigenação cultural e racial haja tanta discriminação. Todos somos iguais, iguais de direito e dignidade, de sentimentos e necessidades. Podemos apresentar características físicas diferentes, mas um coração igual que pode ser magoado, ferido, muitos deixam de amar e sentir por não serem amados e aceitos.
Vamos acabar com o racismo, preconceito e desigualdade, lutar pela igualdade, lealdade e solidariedade para vivermos em uma sociedade justa e  igual, assim alimentaremos os corações de pureza, a fim de que se encontre a verdadeira felicidade.
(Victória dos Santos – 14 anos – 9º ano/Colégio Estadual do Campo São Luis – EFM, Vila Paraíso, São João)
 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário