Seguidores

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ATIVIDADES PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - ENSINO MÉDIO

O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular1, na perspectiva da Educação Integral.

   Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
   As atividades do Programa Mais Educação são realizadas em contraturno, ou seja, os alunos do Ensino Médio que estudam no período matutino desenvolvem as atividades de modo organizado por áreas de conhecimento no período vespertino. Essas turmas estão distribuídas com alunos do 1º ao 3º ano, mescladas, pois compreende-se que todos tem a cooperar e aprender coletivamente.
Em nível de Ensino Médio são utilizadas aulas especializadas na área de Esporte e Lazer, contemplando-se o futsal, arte circense na modalidade de ginástica e o xadrez. 




FUTSAL - SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA  REJANE HARTMANN



Futsal é um desporto que se desenvolve em duas partes de vinte minutos de jogo real em cada uma delas (com um descanso de dez minutos) em que os jogadores realizam uma atividade motora complexa e adaptada em que se alternam de forma aleatória fases de intensidade e volume variáveis e de duração relativamente curta.

O acesso à prática esportiva por meio de ações planejadas, inclusivas e lúdicas visa incorporá-la ao modo de vida cotidiano. Apoio às práticas esportivas para o desenvolvimento integral dos estudantes pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos, proporcionando, assim, a promoção da saúde.














GINÁSTICA/ARTE CIRCENSE - SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DILVA MIOTTO
A contorção é uma arte circense na qual seu objetivo é "destacar" esta possibilidade física do corpo humano. As pessoas que praticam o contorcionismo tem flexibilidade natural, ou seja, ganharam, por nascerem com este talento ou adquirem por conta do treino. O circo é mágico, ambientado para brincadeiras lúdicas com alto desempenho ginasta. Incentivo às práticas de recreação e lazer como potencializadoras do aprendizado das convivências humanas em prol da saúde e da alegria.



















XADREZ - SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA  REJANE HARTMANN
Jogo de habilidade mental, o  xadrez exige muito foco para conseguir pensar tanto nas suas jogadas como nas do adversário. Além disso, é necessário ser rápido para jogar no período de tempo determinado. Essas habilidades podem ser extremamente úteis na hora de fazer provas teóricas, que requerem concentração e agilidade.
Portanto, no jogo de xadrez, são exploradas estratégicas pedagógicas de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.  







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário