Seguidores

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

TRABALHOS REALIZADOS - CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

20 de novembro dia da consciência negra
Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. Mas você sabe o motivo de escolha dessa data?
Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Este foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 10.639/2003.
A mesma Lei tornou obrigatório o ensino sobre a História e  Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas de todo o país
Assim, durante o mês de novembro o Colégio Estadual do Campo São Luís- EFM, professores e alunos se inspiraram no tema  da igualdade étnico-racial   para realizarem   mais diversos trabalhos .Entre eles; pesquisas, filmes, receitas culinárias , confecção de bonecas, histórias, teatro, música , vídeos, dança,poemas, jogos africanos, exposição de cartazes, entre outras.
Essas ações contribuem para conhecer ,  valorizar e respeitar a contribuição do povo negro , sua contribuição cultural não só diz respeito aos afro-descendentes, mas a todos nós, frutos de uma sociedade multicultural: a sociedade brasileira.

Trabalhos realizados no Colégio/ 2015


 Alunas do 6º ano ao ritmo da música Waca Waca. Esta música foi símbolo da Copa do Mundo de 2010. A canção aporta-se a invasão militar em aldeias africanas, retratando o domínio da força policial diante da fraqueza dos povos africanos. ( disciplina de Educação Física/ prof. Dilva Miotto)




DANÇA RETUMBÃO. Esse nome origina-se devido ao som dos tambores que os escravos tocavam. Os portugueses ao ouvirem de longe o ritmo sonoro, diziam que o som retumbava. Com isso, a dança foi denominada de Retumbão. ( Disciplina de Educação Física/ Prof. Dilva Miotto - ALUNOS 6º ANO).






Apresentando CARIMBÓ DO MACACO  - Arte/ Prof. Fabiana Willemborg - 7º ANO





























    9º ANO - Apresentação de ROCK END ROLL -
 O Rock and Roll, é um estilo musical que surgiu nos EUA no final dos anos 40 e início dos anos 50. Com estilo musical afro-americanos, rapidamente se espalhou para o resto do mundo. Este gênero musical tornou-se um sucesso nos Estados Unidos e se espalhou mundo afora, dançado por brancos e negros.( Disciplina de Educação Física/ Prof. Dilva Miotto).






























Trabalho com Receitas de origem africana. 1ª série EM-  disciplinas: Língua Portuguesa e Arte. Professoras: Eliane Dalacosta e Lucia Benin.

                                             Confecção de livrinhos de Receitas 


Uma receita escolhida: FEIJOADA. Dona Ires prepando...



 Alunos saboreando a FEIJOADA.










Alunas da 3ª série do EM. Apresentação de uma dança  com ritmo afro. ( Disciplina de Educação Física/Prof. Dilva Miotto).









 Alunas da 1ª Série EM , ao ritmo afro -  Carimbó do Macaco ( disciplina de Educação Física/ Prof. Dilva Miotto).


  Representando ao ritmo da música Waca Waca. Esta música foi símbolo da Copa do Mundo de 2010. A canção aporta-se a invasão militar em aldeias africanas, retratando o domínio da força policial diante da fraqueza dos povos africanos. ( disciplina de Educação Física/ prof. Dilva Miotto- Alunas da 3ª série.




         
  Neste dia, teve também dança Country, sertanejo americano. Alunas da 2ª série do EM.( Disciplina de Educação Física/ Prof. Rejane Hartmann .






  Apresentação de TEATRO ( disciplina de Língua Portuguesa/ Prof. Eliane Dalacosta).



 Apresentação teatral  do 6º ano. História dos Negros no Brasil. ( Disciplina de Arte/ Prof. Fabiana Willemborg).


 Alunos do 8º e 9º ano - TEATRO - Romeu e Juleta as Avessas. ( disciplina de Arte/ Prof. Fabiana Willemborg).
Dança das alunas do 8º ano - Ritmo afro 


 
Apresentação  de " LAMBADA"- alunos Lucas Bof e Iara Zimermann

 


JOGO AFRICANO : MANCALA -

 O jogo africano Mancala vem de longa data, cerca de 7000 anos, e, ao que tudo indica, é o “pai” dos jogos. Sua provável origem encontra-se no continente africano, mais precisamente no Egito. Atualmente ele é jogado em todos os continentes e difundido através de seus apreciadores e de educadores, em escolas e universidades.
            Ele é um jogo  de estratégia relacionado à semeadura. Simula o ato de semear, a germinação das sementes na terra, o desenvolvimento e a colheita.
            A professora Elizete Buligon, nas aulas de Matemática do 7º e do 9° ano, trabalhou a história do jogo, e juntamente com os alunos confeccionaram os tabuleiros com material alternativo e em seguida, aplicou o jogo de forma prática com os alunos.


                 

Trabalho realizado nas aulas de Matemática 8º ano .Prof. Josiane Franke







Aluna Minithieli Chaves , interpretando BLOIM THE WIN  (disciplina de Inglês/ Prof. Jocelene Zolete Ferreira).






Produção referente aos livros : GEREMIN O PRÍNCIPE  QUE VEIO DA ÁFRICA e BETINA
Alunos do 6º ano ( disciplina de Língua Portuguesa/ Prof. Angela Pelentil).


TEATRO DE FANTOCHES - apresentação referente a Cultura Afro-Brasileira e Africana. 3ª série EM. ( disciplina de Inglês/ Prof. Jocelene Zolete Ferreira).
Produção dos alunos do 8º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, sob orientação da professora Raquel Funguetto. 

Bonecas feitas de pano  - ABAYOMI


Produção dos alunos do 8º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, sob orientação da professora Raquel Funguetto. 

Trabalho de Arte e Língua Portuguesa 1º série do EM .  Professoras: Eliane Dalacosta e Lucia Benin.
Mais produções artísticas. Disciplina de Arte. Prof. Fabiana Willemborg 









 






 O Colégio Estadual do Campo São Luís –EFM, agradece todos os que se empenharam, para que o resultado dos trabalhos referente a  CONSCIÊNCIA NEGRA, fosse um sucesso. Muitos dos trabalhos foram realizados em sala de aula, na forma de exibição de vídeos , debates, textos, pesquisas, entre outros.
Enfim, cada apresentação superou as expectativas. Esperamos que os resultados possam contribuir em conhecimentos e respeito as mais diversas culturas, especialmente as que formam o povo  brasileiro.






2 comentários:

  1. Parabéns a todos por aceitarem as propostas de trabalho. Quero deixar registrada minha satisfação pela parceria de todos!

    ResponderExcluir
  2. Alunos e professores maravilhosos, excelente trabalho. Parabéns

    ResponderExcluir