Seguidores

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Plano Cartesiano Divertido - 8º ano - Profª Elizete Buligon



O Plano Cartesiano foi criado pelo matemático René Descartes. Como ele associava a geometria à álgebra, esta foi a forma que ele criou para representar graficamente expressões algébricas.
A sua utilização mais simples é a de representarmos graficamente a localização de pontos em um determinado plano. Através dele também podemos representar um segmento de reta ou um triângulo, por exemplo.
O plano cartesiano é composto de duas retas perpendiculares e orientadas, uma horizontal e outra vertical.
Damos no nome de eixo x ou eixo das abscissas à reta horizontal. À vertical denominamos de eixo y ou eixo das ordenadas.

A matemática, por si só, já é considerada complicada para muitos alunos, um assunto como esse parece extremamente difícil para alunos do 8º ano, por isso nada como usar de metodologias lúdicas para a compreensão do conteúdo.
A proposta foi a realização de trabalhos formando desenhos variados, o que instigou a prosseguir na atividade buscando qual formato iria formar.








 

PARABÉNS PELO TRABALHO

2 comentários:

  1. Olá professora Elizete! Fiquei feliz em saber que a aula que desenvolvi sobre desenho no plano cartesiano foi útil para sua turma. Parabéns pelo trabalho. Se puder, comente sobre a reação de seus alunos no desenvolvimento desse tópico lá no meu blog. Um abraço! Professora Solanis.

    ResponderExcluir