Seguidores

terça-feira, 28 de abril de 2015

DIA DO TRABALHO - ESCOLA









TRABALHO, EDUCAÇÃO E VIDA

O ser humano é praticamente criado para o trabalho. No indivíduo adulto é quase a razão de sua existência. Trabalhar dignifica o homem, isso se ouve desde sempre.
De fato, trabalhar e poder proporcionar uma vida digna aos nossos entes queridos é uma grande honra. Contudo, pelo menos dois pontos podem ser levantados nesta data comemorativa do dia do trabalho. O primeiro relacionado ao alto fator consumista, precisa-se sempre ganhar mais para ter mais, mesmo que isso signifique viver menos. O segundo, não menos importante, é o resgate histórico deste dia do trabalho, ele significou a luta e morte de muitos trabalhadores em prol de condições dignas de trabalho.
No entanto, vivemos hoje em um País onde parece estar acontecendo um retrocesso neste campo, alguns ganharam direitos, isso é verídico, porém grande parte da massa trabalhadora continua sendo massacrada, infelizmente pelo próprio poder público, onde os servidores (aqueles que trabalham, não os fantasmas e os faz de conta) estão sendo negligenciados, perdendo direitos adquiridos, vivendo a base de ameaças, de incertezas.
Não há como não falar da Educação, campo fatalmente atingido por esses desmandos políticos, as leis são impostas, os cortes são efetuados em áreas públicas indispensáveis para a população brasileira, então como seria diferente na Educação? Não interessa ao poder público, indivíduos críticos e conscientes da realidade. O ideal é apenas que os números educacionais sejam adequados, com pouca ou nenhuma evasão ou reprovação. Se o aluno aprende ou não é culpa do professor ou da escola. Isso é justiça?
Retomando um pouco para o início desta fala, foi dito que fomos criados para o trabalhar, como essência da vida adulta. Isso começa muito cedo, na escola, ou ainda nos Centros de Educacionais Infantis, o estudar é a primeira obrigação da criança, é o seu trabalho, onde aprende regras, cumpre metas e horários.
No entanto, talvez tudo isso esteja correto, necessário se faz cumprir os objetivos educacionais, seja enquanto aluno ou educador. Porém é hora de refletir quais objetivos são esses, se estamos indo no caminho que nos é imposto, apenas como massa trabalhadora, de manobra eleitoral, ou se desejamos ser protagonistas da nossa vida, na qual se inclui, com louvor e honra, o trabalho?
Trabalhar é viver, mas trabalhar a mente é elementar para a vida.

Por: Claudete Likes Penteado

UM POUCO DO TRABALHO DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO SÃO LUÍS/EFM



















 A EDUCAÇÃO É UM TRABALHO CONJUNTO, NECESSÁRIA SE FAZ A INTEGRAÇÃO ENTRE O CORPO E A MENTE, DO MESMO MODO DO ALUNO COM O PROFESSOR E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR

 

sexta-feira, 10 de abril de 2015

JAA - 2015

ÁRVORE DOS VALORES

 

 Os alunos do JAA (JOVEM AGRICULTOR APRENDIZ) foram convidados a construir uma árvore de valores, lembrando compromissos com o próximo, com o meio ambiente e com eles mesmos. Cada folha representa um valor ou virtude a ser ainda mais enfatizado em suas vidas.




CONTINUEM TRABALHANDO E SE DESENVOLVENDO JOVENS, ASSIM CONTRIBUIRÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR

quinta-feira, 9 de abril de 2015

FEIRA DO LIVRO 2015

A leitura pode e deve ser estimulada de muitas formas, mas a principal é ofertar possibilidades de acesso ao maravilhoso mundo da leitura, incentivando o contato, o manuseio, a conversa sobre os livros.
Ler é uma descoberta, uma vez encontrado o caminho, o leitor se auto-constrói.

Hoje dia 09/04/2015 os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental puderam visitar a feira do livro que ocorreu no município de São João, muitos adquiriram exemplares, outros apenas se maravilharam com a diversidade de títulos a disposição.
Fizeram deste momento, um período de integração, cultura e entretenimento.









CONTINUEM PERMITINDO QUE  A LEITURA FAÇA PARTE DA VIDA DE VOCÊS

quinta-feira, 2 de abril de 2015

FELIZ PÁSCOA


MURAL PÁSCOA 2015





O que podemos desejar para hoje?
Que as verdadeiras amizades continuem eternas
E tenham sempre um lugar especial em nossos corações.
Que as lágrimas sejam poucas, e logo superadas.
Que as alegrias estejam sempre presentes
E sejam festejadas por todos.
Que o carinho esteja presente em um simples olá,
Ou em qualquer outra frase, ou digitada rapidamente.
Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades, novos amores, novas conquistas.
Que Deus, esteja sempre com sua mão estendida,
Apontando o caminho correto.
Que as coisas pequenas como a inveja ou o desamor,
Sejam retiradas de nossa vida.
Que aquele que necessite ajuda encontre sempre em nós uma animadora palavra amiga.
Que a verdade sempre esteja acima de tudo.
Que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças.
Que este nosso pequeno mundo virtual seja cada vez mais humano e o real também.
Que tudo o que sonhamos se transforme em realidade.
Que o Amor pelo próximo seja nossa meta absoluta.
Que nossa jornada de hoje esteja repleta de flores.
Desejo a todos da comunidade escolar do Colégio Estadual do Campo São Luis – EFM  uma Feliz Páscoa !




















 FELIZ PÁSCOA