Seguidores

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Prêmio Unimed Cidadã


CONCURSO CULTURAL UNIMED CIDADÃ

O concurso cultural Unimed Cidadã foi organizado pela Unimed Pato Branco, o projeto é desenvolvido, há nove anos e convida estudantes e professores da rede pública de ensino a refletirem sobre prevenção de doenças e atitudes de cidadania. Em 2013 o tema foi: “Somos Responsáveis Pelos Nossos Atos. Vamos Preservar Planeta Juntos?” As categorias da Unimed Cidadã são Escritor Mirim (Redação), Desenhista Mirim (Desenho) e Docente Transformador (Projeto).
Com mais de 1.960 trabalhos inscritos, o Unimed Cidadã bateu recorde de participação e o julgamento destes trabalhos foi realizado pela ALAP (Academia de Letras e Artes de Pato Branco) e o resultado dos vencedores aconteceu no dia 28 de novembro nas dependências da UNIMED. As premiações deste ano foram netbooks, celulares e bicicletas.
Houveram concorrentes de todo sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina, sendo selecionados 10 trabalhos de cada categoria, com premiação para os três primeiros lugares. O município de São João teve representantes em todas as categorias, com duas premiações como projeto do docente transformador e outras duas na categoria escritor mirim, sendo que estas foram do Colégio Estadual do Campo São Luis – EFM de Vila Paraíso.
O primeiro lugar na categoria escritor mirim foi conquistado pelo aluno do 9º ano Gregory Mathias Fachinello, sob a orientação da professora Ana Kravéc e o terceiro lugar foi para a aluna do 8º ano Alessandra Chitolina com a orientação da professora Vera Lúcia Pegorine, além da classificação entre os dez, de Letícia Tazzo, também aluna do 9º ano.


Gregory Mathias Fachinello

Leticia Tazzo

Alessandra Chitolina

Alessandra ganhou uma bicicleta - 3º Lugar - Escritor mirim


Gregory ganhou um Netbook - 1º lugar - Escritor Mirim





UMA ESCOLA GRANDE NÃO É AQUELA QUE TEM MUITOS ALUNOS, MAS AQUELA QUE CONTA COM GRANDES ALUNOS E EDUCADORES.

PARABÉNS

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Simulação da formação de Fósseis - 6º ano - Profª Eli Drehmer

Simulando a formação de fósseis usando massa de modelar, argila e miniatura de animais, visando esclarecer aos alunos do 6º ano, de modo prático, como surgem alguns tipos de fósseis, partindo da criatividade dos alunos em criar.










terça-feira, 26 de novembro de 2013

Consciência Negra

Exaltar nossa origem africana e lembrar a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural dos negros é extremamente importante para buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e ensinar a nossos alunos a dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.


Trabalhos apresentados alusivos ao dia da consciência negra









 


Aula anatomia - 8º ano - profª Eli Drehemer

O coração é um órgão muscular oco, formado por fibras estriadas transversais e tecido conjuntivo rico em vasos. Possui forma cônica e seu tamanho, no caso da espécie humana, é similar ao de um punho fechado.
O coração é considerado, desde entre os mais antigos, como a peça mais importante de nosso corpo, o centro da vida e foi retratado, inclusive, em pinturas rupestres. Conhecer mais sobre este órgão é a proposta desta aula.

Uma vez que o coração humano é relativamente pequeno para visualizar de forma satisfatória determinadas estruturas e, principalmente, devido às questões éticas e/ou burocráticas que envolvem a aquisição deste tipo de material, utilizamos o coração de boi para que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental possam compreender como funciona este órgão e qual sua interação com os demais órgãos no organismo dos mamíferos.






Aulas teóricas são importantes, mas aulas práticas são fundamentais.


MELHOR COLÉGIO - DESAFIO DO CONHECIMENTO - UNISEP

Desafio do conhecimento
Promovido pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná (UNISEP) de Dois Vizinhos, o Desafio do Conhecimento visa estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, a fazer, a pensar e a conhecer. Aprender a ser, a empreender e a transcender.
Assim o evento propicia ao aluno concluinte do Ensino Médio, através de simulado aberto reproduzindo a exigência de um vestibular e do ENEM, condições de uma auto avaliação sobre os conhecimentos adquiridos, possibilitando a visualização de novos horizontes sobre sua formação profissional no ensino superior e uma pré-avaliação de sua preparação para o vestibular.
As tarefas possuem cunho educativo visando à promoção do conhecimento e a integração dos participantes dos Colégios e cada uma teve uma pontuação específica.
Foram três etapas do desafio, realizadas com mais de trinta escolas e aproximadamente 60 turmas, em três etapas distintas contemplando simulado do ENEM, QUIZ e Maratona do Conhecimento, havendo premiações para melhor aluno, melhor turma e melhor colégio.

O Colégio Estadual do Campo São Luis – EFM foi contemplado com o primeiro lugar Colégio, recebendo como premiação um projetor LG, modelo BS 275 com 2700 lumens, pois venceu a última etapa do desafio onde participaram cinco alunos com as melhores pontuações no quis, auxiliados pelos demais alunos e professores presentes. A atividade incluiu provas de conhecimento geral e específico, realizadas em forma de menor tempo e agilidade nas respostas.










MELHOR COLÉGIO DO SUDOESTE DO PARANÁ NO DESAFIO DO CONHECIMENTO - UNISEP



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MOSTRA DE TALENTOS NOTÁVEIS


A I MOSTRA DE TALENTOS NOTÁVEIS surgiu como um projeto integrado às políticas educacionais da SEED, visando a apresentação de trabalhos resultantes de ações pedagógicas curriculares e de complementação curricular desenvolvidas nas instituições de ensino públicas estaduais, ou seja, de projetos complementares ocorridos em contraturnos nas escolas estaduais.
Este evento trouxe apresentações de música, teatro, dança, poesia, rádio escola, exposição de artes visuais, demonstrações de experimentos, festivais esportivos (badminton, tênis de mesa, xadrez, mini vôlei, mini basquetebol e tchoukball), bem como as atividades de exposições dos trabalhos resultantes das demais disciplinas da matriz curricular, a fim de contemplar o conhecimento escolar de forma ampliada.
     Além de ser um espaço de socialização das atividades curriculares e de complementação curricular é uma importante estratégia para promover e incentivar o desenvolvimento de novas propostas a serem desenvolvidas por professores e alunos da rede estadual de ensino.
O Colégio do Campo São Luis - EFM  participou com a mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em contraturno escolar, no momento em que participam dos projetos de Arte Circense, Xadrez e Futsal. Professores e alunos desempenham um trabalho significativo, digno de ser mostrado.







PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES DO EVENTO, REPRESENTARAM O COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO SÃO LUIS -EFM MARAVILHOSAMENTE BEM!


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

TEATRO MUDO - DOCE ILUSÃO, TRISTE REALIDADE

TEATRO MUDO

DOCE ILUSÃO
TEMA: DROGAS
        

         Drogas sempre é um tema polêmico, gerador de dúvidas e curiosidade, instiga e provoca, porém em espaço educacional a proposta sempre é levar a reflexão do educando para que este se mantenha o mais longe possível deste mal que assombra tantas famílias.


Este é um teatro mudo que tem como personagem principal uma jovem que abandona sua família para se encontrar com os amigos e consumir drogas.









No começo tudo é muito bom, as primeiras doses foram oferecidas gratuitamente pelos amigos, depois já mergulhada no vício se sente abandonada, os amigos não lhe dão mais atenção e com isso vem o desespero. 







A fuga agora vira busca, procura desesperadamente ajuda.



 

Sem ninguém e sem apoio, morre.

Alunos do projeto de aprofundamento da aprendizagem
Ensino Fundamental
Sob a coordenação da professora Ana Krávec