Seguidores

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DIA DO ESTUDANTE

Estudar, querer aprender é um processo contínuo e interrupto, capaz de transformar o mundo através de suas próprias atitudes, afinal a grande mudança começa quando o indivíduo rompe suas próprias barreiras, muda seus conceitos e compreende o valor do aprender e reaprender continuamente.
Valorizando o esforço e a dedicação de nossos alunos organizou-se uma festa para homenagea-los pela passagem de seu dia. Então considerando o grande número de artistas, deu-se a oportunidade para que estes pudessem brilhar ainda mais organizando-se um concurso de dança e música.


Canta e dança aí... Estudante





















Parabéns a todos que fizeram esta festa tão bonita!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PROJETO DOAÇÃO DE SANGUE

PROJETO DE DOAÇÃO DE SANGUE
PARE, DOE E SALVE

Doar sangue é um gesto simples, sem ônus a parte doadora, indica apenas sua vontade de ser útil a alguém, denota uma profunda capacidade de doação pessoal de tempo e de amor. É uma expressão de solidariedade.
Contudo, doar sangue em cidades que não contam com uma unidade do Hemocentro, órgão responsável pela captação e distribuição deste material, talvez seja um pouco mais complicado, exigindo ainda mais disposição do doador.
Partindo desta premissa a professora Ana Kravéc Lottermann mobilizou os alunos do projeto de aprofundamento da aprendizagem (6º ao 9º ano) do Colégio Estadual do Campo São Luis, localizado em Vila Paraíso no município de São João.
Este trabalho foi iniciado ainda no primeiro bimestre divulgando-se a proposta de sensibilização no sentido de ressaltar a importância do papel da escola como espaço de discussão de valores e princípios relacionados com a cidadania e a solidariedade humana, visando-se, portanto, comover a comunidade escolar e demais integrantes da sociedade para virem a se tornarem doadores voluntários de sangue.
Para alcançar este objetivo realizaram-se diversas atividades de divulgação do projeto, tendo acontecido a primeira palestra com o Professor Antonio Kröetz  no dia 30 de abril de 2013 com o tema “Mitos e verdades sobre a doação de Sangue” direcionada aos alunos do Colégio São Luis. A segunda palestra aconteceu no dia 08 de maio de 2013 com o Dr. Gerson Antonio Miranda Romão, na oportunidade o médico esclareceu sobre porque doar sangue e quem pode ser doador, esta palestra foi destinada a toda comunidade escolar; no mesmo dia foi possível contar com a fala do Padre Wagner, pároco local, que enfatizou sobre o papel cristão da doação, um ato simples que pode salvar vidas. No dia 28 de maio a enfermeira Oneide Fin prestou esclarecimentos sobre a temática da doação de sangue, sanando dúvidas de pais, educadores e alunos.
Concomitantemente ao trabalho de esclarecimento realizado por intermédio de palestras, realizaram-se diversas atividades de divulgação no meio escolar e fora dele, atingindo, inclusive, pessoas da cidade de São João. Dentre essas, destaca-se: elaboração de cartazes, panfletos, frases, criação de um logotipo utilizado no material da campanha, confecção de camisetas e faixas. Além disso, houve divulgação na rádio local com a participação dos alunos e professores, bem como um dia de panfletagem e colocação de adesivos em carros.
Foi um trabalho conjunto, unindo forças e contando com a ajuda de colaboradores do colégio em referência e também outras entidades como a Cooperativa de Crédito SICREDI, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde.
O resultado da campanha foi considerado excelente pelos agentes do Hemocentro que realizaram a primeira coleta no dia 13 de agosto, pois foram registrados o comparecimento de 140 pessoas interessadas em realizar a doação voluntária de sangue, dos quais, 77 estavam fazendo a primeira doação, podendo vir a se tornar doadores efetivos.
Diante dos resultados marcou-se uma nova etapa de coleta para o dia 26 de novembro e em 2014 existe previsão de agendamento de coleta na comunidade de Vila Paraíso onde está localizado o Colégio que participou do projeto.


DIVULGAÇÃO NA RÁDIO SÃO JOÃO




PALESTRA ENFERMEIRA ONEIDE FIN





Em resumo, pode-se dizer que o ser humano é propício a praticar o bem, a caridade e a solidariedade, precisa, no entanto de um incentivo, de projetos que venham a chamá-lo para essa boa ação. Podemos fazer nossa parte e também colaborar para que o outro faça a dele, assim conseguiremos melhorar o mundo em que vivemos.
 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Palestra dos bombeiros

O corpo de bombeiros é conhecido como uma equipe que presta socorro em diversas situações de emergências, atuando, principalmente no combate aos incêndios, sua atuação é salutar para salvar vidas, porém, em virtude da localização do batalhão em relação aos mais diferentes acidentes nem sempre conseguem obter resultados positivos, por isso, atuam também na prevenção de acidentes com fogo e no treinamento de primeiros socorros as vítimas dos mais diversos acidentes, favorecendo assim, o atendimento das mesmas em tempo hábil, consequentemente minimizando danos.

Compreendendo que a escola é um local de atendimento a uma clientela diversificada, onde acidentes podem ocorrer, convidou-se dois integrantes do Corpo de Bombeiros do município de Coronel Vivida, distante aproximadamente 40 quilômetros de nossa escola, para que estes pudessem falar sobre o primeiro atendimento a um acidentado e também sobre o manuseio correto de um extintor de incêndio.








Esta palestra foi ministrada na semana pedagógica de julho de 2013 a equipe de Educadores do Colégio Estadual do Campo São Luis – EFM.
Agradecemos a disponibilidade dos bombeiros que muito contribuíram para a formação dos educadores, tanto para a vida profissional como pessoal de todos.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Festa caipira de encerramento do 1º Semestre

A festa alusiva aos santos juninos é tradição em muitos municípios, não poderia ser diferente aqui em São João, um santo junino autêntico, assim a realização de uma festa caipira, aos moldes da roça, prestigiando a tradição e os costumes locais, é aguardada anualmente por toda a comunidade escolar que se empenha para o sucesso do evento, caprichando nos detalhes do figurino e decoração.

Mural




Concurso Casal caipira mais bem aprumado






Amor a moda da roça







Casal atrapalhado - vestido ao contrário








Lanche






Festança



















Graças ao empenho de todos a festa foi um sucesso, todos nos divertimos muito.