Seguidores

quinta-feira, 13 de junho de 2013

NOSSOS ATLETAS

Os Jogos Escolares do Paraná (JEPs), constitui  a competição considerada o maior evento esportivo estudantil da América Latina e celebra em 2013 a sua sexagésima edição. As fases municipais dos JEPs  foram disputadas em todo o Estado, as fases regionais disputadas em três etapas: de 10 a 16/04, 26/04 a 02/05 e 20 a 26/05. A fase macrorregional aconteceu  de 05 a 09/06, a fase final da categoria B, que contempla atletas de 12 a 14 anos, foi realizada de 28/06 a 06/07, já a fase final da categoria A, atletas de 15 a 17 anos, acontecerá entre os dias 09 e 17/08.

Os confrontos aconteceram nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, xadrez, atletismo e tênis de mesa. Os dois primeiros colocados em cada modalidade seguem à fase final dos JEPs.

Além dos intensos momentos de interação entre os atletas das mais diferentes escolas, localidades e realidades, esta competição é deveras  importante porque oferece aos alunos atletas a possibilidade de demonstrar suas habilidades, representar sua escola e quem sabe vir  a representar posteriormente seu estado. Certamente esta oportunidade será fundamental para o desenvolvimento do educando que tem entre outras vantagens sua autoestima elevada.

O Colégio Estadual do Campo São Luis – EFM participou com seus alunos, sob a orientação da professora  Dilva Miotto, em todas as etapas já disputadas, nas modalidades de futsal  e atletismo, tendo como destaque os alunos que participaram do atletismo, sendo que os alunos Roger Dalacort (arremesso de peso)  e Francisnei de Lima Prestes (corrida – 200 m rasos), venceram a etapa escolar, regional ocorrida em Palmas e a etapa macro regional de Pérola do Oeste e ambos estão classificados para a fase final que acontecerá em Foz do Iguaçu, em agosto.


Roger (esquerda) Franscinei (direita)




Agora os atletas irão dedicar-se ainda mais aos treinos para a obtenção de bons resultados e quem sabe um dia,  vir a representar o Estado, seguindo na carreira de atleta. Desejamos a todos muito sucesso.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

dia dos namorados - amor aos livros - mural


Amor
palavra tão sublime
tão usual
atualmente corriqueira.
porém de essência profunda e salutar.
Contudo, vale salientar a quem é destinado tanto ou nenhum amor,
quem seria o eleito deste tão nobre sentimento?



O mundo da educação, escolhido por alguns como depositário deste sentimento, certamente é merecedor de atenção e respeito, afinal, aprender é uma das grandes metas do ser humano, ninguém evolui sem estudo, sem dedicação.

Usufruir desta dádiva que é estudar é permitir-se desfrutar de muitos momentos de intenso descobrimento e construção de saber , deixar apaixonar-se então, é ter a certeza da ser correspondido eternamente pela evolução humana.




terça-feira, 11 de junho de 2013

Célula, doce célula

A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.

Certamente é um conceito um pouco complicado para os estudantes do Ensino Fundamental, mas nada que não possa ser administrado com uma dose de humor, ou melhor, uma colher de açúcar. Assim, a professora Eli Drehmer trabalhou com seus alunos do 8º Ano a estrutura celular, eles realizaram uma pesquisa sobre o tema, fizeram desenhos, projetos e executaram, montando um bolo em forma de célula.













sexta-feira, 7 de junho de 2013

Pintando o Inglês no dia-a-dia

O Inglês é a língua globalizada, facilmente encontrada no dia-a-dia de muitos países, que não contam com o Inglês como língua oficial, tal como aqui no Brasil. As palavras, expressões e frases em inglês são cada vez mais comuns, principalmente nos termos utilizados pelos adolescentes. Fazer com que eles compreendam isso e atuem de modo mais consciente, sabendo o que dizem para saber se concordam ou não com uma fala exposta em sua camiseta, por exemplo. Neste sentido a professora Jocelene Ferreira, docente da disciplina de Língua Estrangeira Moderna - Inglês, realizou com o 9º ano do Ensino Fundamental uma atividade bastante interessante, propôs a pintura de uma frase em inglês em uma camiseta. O resultado foi extremamente positivo, começando pela escolha da frase, tradução e execução da obra de arte.