Seguidores

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Consumismo

Consumir faz parte da vida em sociedade, precisamos consumir para dar conta de nossas necessidades e fazer a roda do desenvolvimento girar, contudo, exageradamente, sem questionamentos ou espírito crítico, este consumo pode deixar de ser positivo para tornar-se um consumismo desenfreado, onde se compra apenas com o intuito de pertencer a um grupo, deixando-se levar pelos apelos comerciais sem avaliar realmente nossas necessidades, abrimos mão de nossa liberdade de escolha consciente e entramos em uma corrente ardilosa, cujos interesses são meramente capitalistas, nos tornamos apenas um mercado em potencial.

Diante desta temática preocupante desenvolve-se um trabalho de sensibilização com os alunos do Ensino Fundamental no sentido de despertar para o consumo consciente, assim, as professoras Eliane Dalacosta e Fabiana Willenborg conjuntamente trabalharam o texto Eu, Etiqueta de Carlos Drummond de Andrade. Os alunos do 8º ano discutiram, ensaiaram o texto e o apresentaram para os demais alunos do Ensino Fundamental.



Eu, etiqueta
Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... estranho
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, premência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-lo por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer, principalmente.)
E nisto me comprazo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscinas,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,
Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar,
Cada vinco da roupa
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo de outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mar artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome não é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.


(Carlos Drummond de Andrade)

Alunos 8º Ano



João Victor

Alice de Almeida

Alessandra Chitolina




Alunos do 8º Ano e Professoras Fabiana e Eliane



quarta-feira, 22 de maio de 2013

A construção, a desconstrução e a reconstrução da forma

Construir uma imagem a partir da desconstrução de outra, reconstruindo-a faz parte de uma proposta de dar vazão a criatividade pautado em uma técnica específica, cujo valor é significativo, pois o educando pode deixar fluir sua capacidade artística, colocando vida em seu trabalho.

Os alunos do 8º ano sob a orientação da professora Fabiana Willenbogr fizeram um trabalho com esta proposta de construção e reconstrução da imagem, a seguir estão expostos dois exemplos da produção.


Autoria: Alessandra Chitolina

Autoria: Alice de Almeida


"A Arte é uma construção, um poder de ordenar e prefigurar.
O Artista não traduz ,inventa."
Pierre Francastel



terça-feira, 21 de maio de 2013

Demonstração de Harpa Paraguaia e Guitarra Havaiana


A música com maior ou menor intensidade está na vida do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção de cada um (ONGARO & SILVA, 2006), assim através da música é possível aprender, louvar a Deus, encantar, elevar o espírito, serenar e deixar-se ser serenado, entre tantas outras atribuições possíveis a cultura da boa música, por isso um projeto desenvolvido pelo Professor de música e Maestro Welci Araújo que visa despertar nas crianças e adolescentes o gosto pela música, pelo conhecimento de novos instrumentos como a Harpa Paraguaia e a Guitarra Havaiana, afinal a curiosidade é peculiar a todos, em especial aos mais jovens.

De acordo com o Professor Welci Araújo é salutar que se permita aos indivíduos o contato com a música, variando sua apresentação, até que por si só a pessoa desperte o gosto e a vontade de aprender a tocar um instrumento, depois disso, seu caminho já começa ser trilhado, partindo de sua disposição o dom da música aparece.




Professor de música e Maestro Welci Araújo
       


Harpa Paraguaia

Guitarra Havaiana







"A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia." Beethoven

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dia da Pedagoga


Hoje, dia 20 de maio é celebrado o Dia Nacional do Pedagogo. Esta data foi instituída em 2010 para comemorar a importância desse profissional, que exerce tantas outras funções, tal como dona Vera que também é professora, conselheira, coordenadora, supervisora e amiga.
Para desempenhar esta função tão importante para nossa escola precisa ser valente e corajosa para enfrentar todos os atropelos do dia a dia sem perder a ternura que lhe é tão enraizada em suas qualidades, sempre evidenciada em suas atitudes ao mesmo tempo em que luta para despertar para uma sociedade pautada em valores humanos.
Saiba que, apesar de todas as dificuldades continuamos contando com sua determinação e vontade de mudar, continue plantando as sementes do bem, pois um dia, elas irão florescer.
Assim, neste dia de hoje, gostaríamos de dizer-lhe que tem feito a diferença em nossas vidas, agradecê-la por todo o carinho a nós dispensado e desejar-lhe muito mais do que sucesso e realização, mas também uma vida plena de felicidade.
Feliz dia do Pedagogo, Vera Lucia Pegorine

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Campanha Faça Bonito

No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.



A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.

Tal como no ano de 2012 o Colégio Estadual do Campo São Luis - EFM se manteve presente nesta causa, compreendendo a necessidade de discutir esse tema tão importante, repassando informações sobre o que e como denunciar situações que possam estar relacionadas com a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. 
Realizou-se assim, pequenas palestras em todas as turmas sob a orientação da Pedagoga Vera Lúcia Pegorini, além da divulgação de como e onde denunciar com a organização de mural, panfleto e cartilha explicativa.






Alunos destaques no 1º bimestre


Aprendizagem é um processo constante e ininterrupto, composto por uma série de fatores, o qual acontece de modo totalmente diferente para cada indivíduo. Apesar disso, não é possível deixar de reconhecer os méritos daqueles que se destacam, apresentando melhores resultados, pois certamente sinalizam um bom desempenho e esforço destes alunos. Neste sentido parabenizamos a todos que conseguiram se sobressair neste primeiro bimestre, lembrando aos demais que o ano está apenas começando e todos tem chance de vir a melhorar seus resultados.

Andrey Daniel Martini - 6º Ano

Paulo Ricardo Machado - 7º Ano


Eduarda Caroline de Souza - 6º ano


Grazieli Carolina de Souza - 7º Ano


Andressa Chitolina - 3º Ano
Alessandra Chitolina - 8º ano

Victoria dos Santos - 8º Ano

Jefferson Eduardo Dall Alba - 9º ano


Bruna Eduarda da Cunha - 9º Ano

Lucas Carpenedo Pinto - 1º Ano


Evelyn Cristina Schneider - 1º Ano


Wesley Franscescon da Silva - 2º Ano

Fernanda Mara Bronca Bueno - 2º Ano






Jaqueline Tainara Rizzardi - 3ºAno







  

terça-feira, 14 de maio de 2013

Jogos Escolares Internos - promoção Grêmio Estudantil



Estudar é buscar conhecimentos constantes, efetivar a construção do conhecimento de modo consistente é também permitir aos alunos a construção de sua autonomia, por isso, no final do primeiro bimestre de 2013, o Grêmio Estudantil programou um dia diferente na escola com jogos escolares, campeonato de futsal e intensa interação entre as turmas. 







Adicionar legenda













“O talento vence  jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos.”
Michael Jordan

PARABÉNS A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SUCESSO DESTE EVENTO

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Renascimento - 9º ano


O Renascimento Cultural foi um importante movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Entre os principais artistas deste período, podemos citar: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Donatello, Botticelli, entre outros.
As obras renascentistas (pinturas, esculturas, livros) apresentavam características comuns:
- Resgate da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas;
- Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos;
- Valorização da ciência e da razão, buscando explicações racionais para os eventos naturais e sociais;
- Valorização e interesse por vários aspectos culturais e científicos (literatura, artes plásticas, pesquisas científicas).
- Humanismo: conjunto de princípios que valorizavam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc. (http://www.suapesquisa.com)

Estes conceitos foram trabalhados pela professora Fabiana Willinborg na disciplina de artes com alunos do 9º Ano, os quais fizeram a releitura da obra de Monalisa e da Última Ceia de Leonardo da Vinci, bem como o Nascimento de Vênus de Sandro Boticelli.

O Nascimento de Vênus



Última Ceia




Monalisa






Dia das mães

Dia das Mães

O dia das mães é uma data especial para todos, não podia ser diferente em ambiente escolar, ainda mais considerando a necessidade da interação positiva entre a família do educando e a escola. Portanto esta data é sempre comemorada com muito carinho por toda a comunidade escolar.

Convite para as mães


Mural


Dr. Gerson Antonio Miranda Romão

Padre Vagner 

-


Aluno Roger Dalla Cort cantou uma música em homenagem às mãe
Após as palestras que abordaram temas relacionados com a benção de ter filhos, as mães foram convidadas para um lanche especial.






Como lembrança ofereceu-se uma foto montagem com a imagem do filho.



Parabéns a todas as mães pela importante passagem de seu dia.