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quarta-feira, 27 de março de 2013

Feliz Páscoa

Mural da Escola



A Páscoa é um momento de confraternização cristã que nos remete a reflexão e nos convida a fraternidade, neste espírito a equipe do Colégio Estadual do Campo São Luis - EFM montou uma pequena lembrança a alunos, professores e funcionários, inclusive com direito a presença do coelho.













Visita dos Seminaristas


Visita Seminaristas


Seguindo o Tema da Campanha Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude, cujo lema é “Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8)” os seminaristas do Seminário Propedêutico Jesus de Nazaré, de São João, estão realizando visitas a colégios a fim de divulgar a mensagem da fraternidade aos jovens. 

Na oportunidade, os seminaristas apresentaram uma pequena peça teatral enfocando o Bulling e suas consequências, bem como salientaram a importância do jovem na sociedade, além de fazerem um apelo às vocações.









Projeto Futsal


Projeto MC Esporte e Laser/Futsal

O futebol é no Brasil mais que um esporte, é uma mística popular, um fator de identidade nacional. O brasileiro, independente da classe social, idade, sexo, cor ou credo, identifica-se com esta emoção.

Ministrado pela professora Rejane Hartmann, o Projeto MC Esporte e Laser/Futsal atende aproximadamente vinte e cinco alunos do Ensino Fundamental em Contraturno. Sob a orientação da professora os educandos se reúnem uma vez por semana para desenvolverem atividades correlacionadas com o Futebol de Salão compreendidas como teóricas e práticas.












Neste espaço visa-se propiciar ao educando a evolução da consciência, o prazer pela prática esportiva, a aquisição de uma cultura de lazer esportivo, compreendendo-o como um ser social ativo.

Neste ínterim, visualiza-se este projeto como de cunho social, visando atender demandas educacionais. A pedagogia, nesse caso, pauta-se em finalidade do esporte educacional: construção da cidadania. Logo, todo o processo de ensino tem o propósito de ensinar ao educando mais do que o esporte. Em outras palavras, proporcionar uma evolução da consciência, o prazer pela prática esportiva, a aquisição de uma cultura de lazer esportivo.



quarta-feira, 20 de março de 2013

Mural da água

22 de março dia da Água



O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

No Colégio Estadual do Campo São Luis - EFM algumas atividades alusivas ao dia da Água estão sendo realizadas, visando assim a sensibilização dos alunos no que diz respeito ao uso consciente deste recurso tão importante.

Dentre estas atividades destaca-se a construção do mural com este tema.



VIDA DO AMANHÃ
Água é vida.
Viver é a razão do existir
Sem ética não há paz.
Sem paz não há felicidade
Viva feliz.
Preserve a água e a vida do amanhã.

ÁGUA É VIDA.

Água é vida,
Viver é a razão do existir
Sem ética não há paz,
Sem paz não há felicidade.
Viva feliz,
Preservando a água: a vida do amanhã.
(Fábio Pereira da Silva)





terça-feira, 19 de março de 2013

Trabalho de Pesquisa - Estatística


ORIGEM ÉTNICA E PRECONCEITO RACIAL


Considerando que Estatística é a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais, a professora Josiane Franke trabalhou com seus alunos do 3º Ano do Ensino Médio enfocando o tema de Cotas Raciais nas Universidades, gerando debates e discussões em sala, posteriormente os alunos do 3º Ano pesquisaram junto as demais turmas sobre a cor da pele que cada qual de considera, dentre os pardos e negros se os mesmos já foram vítimas do preconceito racial, além disso pesquisaram sobre a descendência étnica dos mesmos.
Como resultado da proposta de pesquisa, os alunos fizeram tabelas, gráficos e textos argumentativos baseados nos resultados da pesquisa.

Alguns trabalhos estão aqui transportados















Os trabalhos foram dispostos em cartazes e expostos em áreas comuns a todos na escola, dentre os quais alguns estão aqui dispostos.











Os alunos ainda foram instigados a construir um texto de análise dos dados obtidos, dentre os quais, elegeu-se os seguintes:

TEXTO 1

A INFLUÊNCIA RACIAL EM NOSSA SOCIEDADE
Atualmente muitos brasileiros estão entrando nas Universidades através das cotas raciais e de escolas públicas. Isso deve-se ao fato de que a maioria dos brasileiros são negros ou pardos e também  devido aos maus tratos de nossos antepassados.
O preconceito ainda é muito forte em nossa sociedade, pessoas são julgadas menos capazes, tendo como parâmetro a cor de sua pele. No meu ponto de vista, essas cotas servem apenas para discriminar ainda mais as pessoas, pois mostra que elas não têm capacidade para estudar, tirar uma boa nota e passar por seu próprio esforço, ao contrário, precisam de contas para passar.
Em nosso colégio temos muitos alunos que já sofreram preconceito por sua cor. Isso é preocupante, pois a cor da pessoa não importa e sim o seu caráter.
Através das pesquisas concluímos que há uma grande miscigenação em nosso meio, afinal estamos no Brasil que é um País com maior mistura de raças.
Na pesquisa realizada pelos alunos do 3º Ano do Colégio Estadual do Campo São Luis – EFM, vimos um grande número de descendentes de italianos, totalizando 38%, em segundo lugar estão os alemães com 29% do total de entrevistados, em seguida os descendentes de índios aparecem na pesquisa com 16%, ainda aparecem os descendentes de poloneses com 9% do total de alunos e os negros com 8%. Em relação a cor da pele, a pesquisa aponta uma presença marcante de brancos (58%), seguidos pelos pardos com 39% dos alunos pesquisados e aqueles que se declaram negros somam apenas 3% do total dos alunos pesquisados.
Com isso podemos concluir que há um grande número de diferentes raças em nosso meio, deste modo, devemos nos respeitar mutuamente para podermos viver em uma sociedade mais harmônica, onde somos todos iguais.
(Rayane Piovesan – 3º Ano)


TEXTO 2

PRECONCEITO RACIAL

Um tema muito polêmico desde o seu início, são as cotas raciais em Universidades, de um lado os negros beneficiados pelas cotas, do outro os brancos que não entrem em Universidades por ter suas vagas preenchidas  por cotistas que, às vezes, possuem notas menores que as suas. Muitos consideram as leis de cotas preconceituosas, discriminativas, considera-se que o negro não possui capacidade de disputar igualmente por vagas.
A Lei de cotas foi criada para fornecer oportunidades de pardos e negros dar continuidade aos seus estudos e ingressar no ensino superior, foi a maneira encontrada para amenizar os danos e sofrimento passado por negros ao longo da história. Porém esse modelo ainda gera controvérsias.
Com base nos estudos e pesquisas por nós realizados, através da coleta de dados realizados no nosso Colégio, os quais foram convertidos em gráficos e tabelas, onde percebeu-se que há influência étnica de alemães, poloneses, índios, italianos e negros, verificando-se uma miscigenação significativa, contudo a maioria da porcentagem da cor da pele ficou evidenciada como branca, seguido por pardos e negros. Dentre aqueles que se declaram negros ou pardos, 28% dos alunos afirmam já terem sofrido algum tipo de preconceito racial.
Com esta pesquisa foi possível concluir que os alunos possuem são frutos de uma grande miscigenação, não fazendo parte de uma “raça pura”. A maioria dos alunos consideram-se brancos, totalizando 58% do total de alunos pesquisados, seguidos dos pardos que são 39% e apenas 3% declaram-se negros, compondo a minoria do grupo pesquisado.
Quando questionados sobre serem contra ou a favor das cotas, a opinião é dividida, ambos possuem fortes argumentos e opiniões formadas. Independente de ser a favor ou contra devemos ter consciência de que devemos respeitar a opinião de cada um, só assim poderemos viver em uma sociedade mais justa, independente da cor da nossa pele.
(Aluna: Jóice Sabrila de Souza – 3º ano)

TEXTO 03

BRASIL: UM PAÍS DE TODOS

O Brasil é um País rico em cultura e existem muitos povos diferentes, o problema é que muitos não enxergam o verdadeiro valor das pessoas. Uma Lei que o Poder Legislativo criou permite que negros e pardos ingressem com maior facilidade ao Ensino Superior, são as cotas raciais.
Claro que muitos não concordam com isso, mas é um direito, todos têm direitos iguais e tanto um negro ou um pardo como um branco pode entrar em uma faculdade pelas cotas. Uma pesquisa  realizada no Colégio Estadual do Campo São Luis – EFM, localizado na comunidade Vila Paraíso, município de São João – Paraná, comprova que muitos dos alunos já sofreram algum tipo de  preconceito pela cor de sua pele.
Outro dado importante apontado pela pesquisa foi a taxa de influência racial das famílias dos alunos, onde 38% das famílias tem descendência italiana e a maioria se declara como branco.
O preconceito é um assunto muito delicado e parece crescer cada vez mais, principalmente nas escolas. Agora as chances para os alunos negros aumentaram muito mais, pois as cotas são uma porta de entrada para quem antes não tinha chance de entrar tão facilmente em uma Universidade.
Para isso, basta ter força de vontade e determinação, não importa a cor da pele ou de que escola o aluno veio, o importante é lutarmos por um mundo mais justo, sem preconceitos e enxergar que todos somos iguais independente da cor da pele.
(Dayane Oliboni – 3º Ano)

TEXTO 04

COTAS RACIAIS

Uma pesquisa realizada no Colégio Estadual São Luis – EFM demonstra a influência racial nas famílias dos alunos, cor de pele, e dados correlacionados ao preconceito decorrente da cor da pele dos indivíduos declarantes como pardos ou negros.
Os dados desta pesquisa apontam que 58% dos alunos consideram-se brancos, 39% declaram-se pardos e somente 3% se consideram negros. Dentre a porcentagem que se declara negra ou parda, 72% não sofreram com o preconceito racial, enquanto que os 28% restantes já sofreram com o preconceito.
Com base nos estudos e pesquisas, concluímos que até 42% dos alunos podem beneficiar-se com a Lei das Cotas Raciais para ingressarem em uma Universidade, sendo assim, por isso torna-se injusto com os que se consideram brancos, pois talvez com uma nota menor, o indivíduo declarante como pardo ou negro, conquistará sua vaga, contudo é importante considerar que a cor da pele não influencia a capacidade de cada um.
Mesmo que a cor da pele não influencie na capacidade intelectual de cada um, as cotas raciais favorecem uma boa quantidade de alunos, pois a taxa de 42%, sendo assim tem uma diferença de 16% entre os que podem ingressar por cotas e os que não podem.
(Viclei Marcolina – 3º ano)


Todos fizeram um excelente trabalho e estão de Parabéns, continuem se esforçando e conquistarão todos seus objetivos.

Esperamos o comentário de vocês

quinta-feira, 14 de março de 2013

Turmas Ensino Fundamental 2013


Ensino fundamental


O ensino fundamental é obrigatório para crianças e jovens com idade entre 6 e 14 anos. Essa etapa da educação básica deve desenvolver a capacidade de aprendizado do aluno, por meio do domínio da leitura, escrita e do cálculo. Após a conclusão do ciclo, o aluno deve ser também capaz de compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores básicos da sociedade e da família (http://www.brasil.gov.br).
Muito mais do que um direito, estudar é uma oportunidade de evolução única, em especial nesta etapa, onde todos os saberes são elementares para as próximas fases que ainda estão por vir. Por isso, tudo fazemos para o melhor aproveitamento desta etapa educacional, ao mesmo tempo em que torcemos pelo sucesso de todos, cujo propósito só é obtido com o empenho conjunto, equipe educacional e alunado.

Bom ano letivo a todos!


Alunos do 6º Ano

Alunos do 7º ano

Alunos do 8º Ano

Alunos do 9º Ano

MATEMÁTICA DIVERTIDA - PLANO CARTESIANO


PLANO CARTESIANO

O Plano Cartesiano foi criado pelo matemático René Descartes. Como ele associava a geometria à álgebra, esta foi a forma que ele criou para representar graficamente expressões algébricas.
A sua utilização mais simples é a de representarmos graficamente a localização de pontos em um determinado plano. Através dele também podemos representar um segmento de reta ou um triângulo, por exemplo.
O plano cartesiano é composto de duas retas perpendiculares e orientadas, uma horizontal e outra vertical.
Damos no nome de eixo x ou eixo das abscissas à reta horizontal. À vertical denominamos de eixo y ou eixo das ordenadas (http://www.matematicadidatica.com.br)
Abaixo poderemos observar uma atividade proposta pela Professora Elizete Buligon utilizada com alunos do 7º ano, aonde eles trabalham o Plano Cartesiano de modo divertido.
Questão:
Heróis existem muitos, uns surgem para salvar a bela adormecida, outros para salvar o mundo,  outros são heróis que lutam por uma comunidade específica. Muitos deles usam máscaras, uniformes, capacetes, chapéus e outros adereços. Resolva a questão, ligue os pontos correspondentes, descubra qual adereço aparece e a partir dele saberá qual personagem estamos falando.
A (-3,0)
B (6,4)
C (2,30)
D (1,5)
E (-1,4)
F (0,2)
G (-3,0)




quarta-feira, 13 de março de 2013

Dia da Mulher - 2013

Dia da Mulher


Comemorar o Dia da Mulher em ambiente escolar é muito mais do que homenagear as mulheres maravilhosas integrantes da Comunidade escolar do Colégio Estadual do Campo São Luis - EFM, é também fazer uma referência histórica aos grandes avanços da trajetória feminina no contexto mundial, falando-se das lutas, batalhas diárias em busca da sobrevivência e do reconhecimento.

Neste espírito, realizamos atividades de valorização da mulher, com mural especial, mensagens, dinâmicas e uma pequena pequena lembrança foi entregue a Professoras, funcionárias e alunas do Ensino Médio.


MURAL






Diretora - Angela Adriana Bortolozzi Kummer


Pedagoga - Vera Lucia Pegorini









Robson Sonaglio Aluno  do  1º Ano    homenageando  sua mãe Rosani Sonaglio - 
Representando a  equipe de funcionárias.






 Aluno Viclei Marcolina e Aluna Joice Sabrila de Souza, ambos do 3º Ano do Ensino Médio, em apresentação homenagem as alunas.


Aluno   Ian Antunes  e Aluna  Ana Carla Ceresoli ,  2º ano,  homenagem as alunas.








Aluno Francisnei Lima Prestes - 1º Ano - homenageando Jeniffer  Caroline Jelonschek.




Professor Adenauro Martini homenageando as Professoras.










Turmas Ensino Médio 2013


Alunos do 1º Ano do Ensino Médio




Alunos do 2º Ano do Ensino Médio


Alunos do 3º Ano do Ensino Médio

Ensino médio


O ensino médio é a etapa final da educação básica e prepara o jovem para a entrada na faculdade. Com duração mínima de três anos, esse estágio consolida e aprofunda o aprendizado do ensino fundamental, além de preparar o estudante para trabalhar e exercer a cidadania. Ensina teoria e prática em cada disciplina, facilitando a compreensão das profissões, e desenvolve o pensamento crítico e a autonomia intelectual do aluno (http://www.brasil.gov.br).
Dedicar-se a esta etapa de ensino é demonstrar a evolução já iniciada nos princípios do Ensino Fundamental, é evidenciar a maturidade necessária para engrenar na vida adulta, aproveitando todas a oportunidades para alavancar o sucesso profissional e pessoal.

Desejamos a todos sucesso neste ano letivo.