Seguidores

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween - dia das bruxas

No dia 31 de outubro se comemora o Halloween, mais conhecido no Brasil como o “Dia das Bruxas”. As comemorações do Halloween são mais comuns nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos. No Brasil, a confraternização do “Dia das Bruxas” vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade.

No Colégio Estadual do Campo São Luis - EFM  esta data é lembrada como reforço cultural, ajudando no processo de expansão de horizontes dos educandos, deixando claro a importância da cultura brasileira, porém não podendo deixar de lado as demais informações culturais.









Sonho

O sonho tem um encanto que as vezes não percebemos

É nos sonhos que somos quem realmente queremos 

O encanto de um sonho esta no pensamento 

Que revela a sua alma o que somos por dentro

(Poema as Bruxas)



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Feira das Profissões - Vizivali


Alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo São Luis – EFM, bem como outros alunos de instituições escolares da região,  estiveram na Faculdade Vizivali dia 18 de outubro no período da manhã para a Feira das Profissões, onde  receberam informações sobre cada um dos cursos e puderam conhecer a estrutura da faculdade.







Na oportunidade eles puderam saber sobre os cursos disponibilizados que são:
Administração
Artes Visuais
Letras
Pedagogia
Tecnologia para sistemas da Internet

Os visitantes também conheceram os setores, os laboratórios e a Biblioteca da faculdade. 






Um ponto bastante interessante da visita foi uma encenação com dois professores da alegria, os quais de modo lúdico falaram sobre responsabilidades e importância em se levar a vida e os estudos a sério, buscando assim uma vida melhor. Extremamente divertida e instigadora a apresentação do “Professor Polissílabo e o do Professor Aritmético”.






Para escolher um caminho é preciso conhecer minimamente o percurso previamente.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

PARABÉNS EDUCADORES





Educar é uma tarefa dignificante que abrange todos os profissionais da educação, cada qual com seu valor e sua participação nos resultados finais. 
A educação é sempre um processo conjunto, envolve diversas pessoas comprometidas com a construção de um melhor.

Parabéns educadores!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Dia cultural

A interdisciplinaridade e a busca pela construção do conhecimento baseada em uma proposta de respeito pela produção dos colegas, evidenciando a necessidade da cooperação de todos para a produção de um espetáculo foi amplamente divulgado no dia cultural proposto pela direção, equipe pedagógica e professores do Colégio Estadual do Campo São Luis - Ensino Fundamental e Médio.


Todas as turmas participaram, produzindo e assistindo as apresentações.




O Rádio entre os meios de comunicação em massa, pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público não só no Brasil mas no mundo. É um veiculo de comunicação, baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas em diversas frequências. 
Usando esse meio de comunicação, os alunos da 1º ano B apresentaram um programa de rádio, contendo divulgação de notícias da escola, momento cultural e músicas.







            Uma peça de Teatro é uma forma literária normalmente constituída de diálogos entre personagens e destinada a ser encenada. 
Assim, um grupo de alunos da 2º ano A  apresentou uma Adaptação teatral do texto: O CASO DO ESPELHO.


Prosseguindo a dinâmica teatral, a aluna da 1ª série B, Vanessa, apresentou um monólogo intitulado: Amor através das idades


O teatro contempla uma série de possibilidades artísticas, adequando-se aos personagens e ao texto, transformando quase tudo em espetáculo.
Assim, um grupo de alunos do 2º ano A apresentou uma adaptação do livro “AS TRÊS PERGUNTAS DO REI “ em forma de  teatro  de Fantoches.


As danças fazem parte da vida do homem desde os tempos mais remotos. Ela surgiu da necessidade humana de exposição dos sentimentos e emoções através da fala e principalmente da expressão corporal. Na verdade, antes de se comunicar com palavras, as pessoas já se expressavam com movimentos corporais.
Dentre os povos Germânicos reconhecemos através de relatos de época, a existência de danças e ritos praticados por eles, enaltecendo e divulgando a cultura por intermédio da dança.
Neste ritmo musical, um grupo de alunos da 1º Ano apresentaram uma DANÇA ALEMÃ.




Os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta cuja história se reproduz a partir de um motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de geração para geração, onde o herói ou heroína enfrentam grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal.
Os tradicionais “era uma vez” indicam que os temas tratados não se referem a um período especifico, facilmente encontrado na ordem cronológica por nós conhecida. Enfatiza-se o universo de sentimentos e ações encontrados por todos nós em qualquer tempo e espaço. São nossos medos, conflitos, sentimentos bons e ruins, desvendados na literatura poética dos contos de fadas e transportados ao mundo atual.

Assim, o 7º ano, orientados pelas professoras Fabiana Willenborg e Eliane Dalacosta, apresentaram um conto de fadas contemporâneo, falando da temática das drogas e dos perigos enfrentados pelos jovens de hoje.









Um dos ritmos mais gostosos para dançar é o cowntry, com ritmo marcado chama atenção e é impossível não se envolver ao ouvi-lo.
O 6º ano ensaiado pela professora Fabiana Willingorg deram uma pequena demonstração desse ritmo.



Através da encenação muitos artistas expressam o que sentem e o que pensam sobre a vida. Encenar é representar, interpretar, é a arte de dar vida a um texto escrito. Alunos do 9º ano ensaiados pela professora Eliane Dalacosta apresentaram muito bem a encenação do texto “No meio do caminho”, uma paródia da criação do mundo por Deus e o Diabo.






O grupo de aprofundamento em língua portuguesa apresentou uma breve biografia de Helena Kolody e em seguida a declamação de haicais.



Mais uma vez trazendo a dança como forma de expressão, o 8º ano nos leva aos anos 60 apresentando um rock com a música estupido cupido de Cely Campello.





Para descontrair as alunas do 6º ano auxiliadas pela Agente Educacional II – Alini Matiolo fizeram uma dublagem da música Marias Brasileiras.





 A prática do contorcionismo é tipicamente desempenhada em circos, e constitui um número de espetáculo amplamente reconhecido e admirado em todo o mundo, já desde a Antiguidade A contorção é uma arte circense na qual seu objetivo é "destacar" esta possibilidade física do corpo humano. As pessoas que praticam o contorcionismo tem flexibilidade natural, ou seja, ganharam, por nascerem com este talento, as pessoas que descobrem sua flexibilidade quando tem menos de sete anos podem ter grande futuro nessa prática.
As alunas Paula, Victoria, Alessandra, Milena e Luciana por iniciativa própria com auxílio da professora Dilva Miotto, ensaiaram e fizeram sua apresentação contemplando alguns movimentos de contorcionismo.














A arte de qualquer espetáculo está essencialmente em seus artistas.
 Parabéns a todos pelo empenho.